O escritório Stefano Boeri Architetti divulgou sua proposta para as primeiras florestas verticais na África, localizadas na capital do Egito, Cairo. Os três edifícios experimentais, compostos por um hotel e duas torres residenciais, farão parte do novo plano administrativo da cidade, atualmente em construção no sudeste da capital.
“O Cairo pode se tornar a primeira metrópole do norte da África a enfrentar o grande desafio da mudança climática e da reconversão ecológica” – Stefano Boeri e Francesca Cesa Bianchi
Apresentada pelo arquiteto Stefano Boeri e a arquiteta Francesca Cesa Bianchi, a iniciativa “Greener Cairo”, uma nova abordagem sustentável de 6 estratégias para a conversão ecológica da metrópole de 20 milhões de habitantes, inclui planos para transformar coberturas planas em jardins, fachadas em empenas verdes e propostas para colocar em prática um sistema de corredores verdes que cruza a cidade.
Parte dessa proposta, os 3 edifícios consistem em cubos perfeitos de 30 metros de lado, com 350 árvores e mais de 14.000 arbustos e plantas perenes de 100 espécies diferentes. A área verde total excederá a pegada do prédio. Flexível em sua programação e facilmente replicável em toda a metrópole, as torres são capazes de absorver até 7 toneladas de CO2 por ano, liberando 8 toneladas de O2 neste mesmo período.
Os três edifícios, projetados em parceira com a designer Shimaa Shalash e a agrônoma Laura Gatti, serão construídos pela incorporadora MISR Italia Properties. As obras estão programadas para começar em 2020, com conclusão prevista para 2022.